Ola Mamães, tudo bem?

Hoje estou aqui para falar com vocês sobre um assunto que me agrada muito, a alfabetização!

Na verdade, sou totalmente contra ao ensino precoce da leitura e escrito, porém, acredito que podemos facilitar o processo de aquisição da leitura e escrita, desde bebês!

Agora pare e pense comigo, como aprendemos a falar? Ouvindo e vendo outras pessoas falar certo? Certo, isso mesmo! Tanto que estão surgindo tantas e tantas escola bilíngues por aí, e o processo começa lá no Berçário. Aí você me pergunta, mas Tati, meu filho vai aprender a falar inglês desde bebês?  Se for muito estimulado até mesmo em casa, por pessoas que falam inglês, tanto quanto o português, sim, com certeza. Mas esta não é a intenção. Tudo o que entra na sua rotina, que você convive com aquilo, você aprende com maior facilidade. E esta que é a intenção de quem ensina alguma língua, facilitar o processo para quando a criança for realmente aprender a mesma. Agora me diz, porque não podemos fazer isto com a leitura e escrita também? Pois eu te digo que nós podemos sim, e eu vou dar algumas dicas de como podemos fazer isto, me acompanhe…

  1. Estimule Seu filho a desenhar – Com o desenho eles desenvolvem a imaginação, criatividade, mas principalmente, a coordenação motora, muito importante para a fase da escrita. Começam com as garatujas (rabiscos), até perceberem que conseguem criar formas, e o desenho vai evoluindo. garatujas LiviaTentam sempre representar a figura humana, no início, mãos e pernas saem da cabeça mesmo, e conforme vão evoluindo, surgem os homens girino, que nada mais é do que aquela bolinha com os palitinhos que a gente também fazia quando criança. Homem girinoE somente mais pra frente que o desenho ganha formatos mais reais.DESENHO JOHAN
  2. Monte um cantinho para deixar seus desenhos favoritos à mostra – Criança ama isso. Se sente orgulhosa do que faz e quer a cada dia aprimorar seus desenhos para expor um mais lindo que o outro. E este orgulho do que ela mesmo faz é muito importante!
  3. Deixe tudo disponível – Canetas, canetinhas, lápis, lápis de cor, giz de cera, e quando possível também, sempre com supervisão, é claro, massinha de modelar e tinta guache.
  4. Brinque de complete o desenho – Faça um pedaço do desenho, e deixe seu filho completar com as partes que faltam.Complete o desenho
  5. Recorte e Colagem – Sempre com a supervisão de algum adulto, principalmente com tesoura. Sempre tesouras sem ponta. Mas este item também é muitooo importante.Colagem com macarrão
  6. Muita Leitura de textos, livros, gibis – Quem foi que disse que você precisa de livros novos todos os dias? Usa sua imaginação. Pega papel cartão ou cartolina (que são papéis mais resistentes) e imprima textos curtos, poemas, músicas infantis e afins, com figuras coloridas, ou desenhe você mesmo, colorindo, enfeitando, para ficar mais agradável aos olhos da criança, e monte uma caixa “textoteca”
  7. Quadro branco – ou a lousa mesmo – Eles amam a ideia de pinta com aquelas canetas coloridas e apagar em seguida e sem nenhuma dificuldade.
  8. Enumere as coisas do seu filho, no quarto dele – “Teto”, “Parede”, “Guarda-roupa”, “Cama”, “Foto” – No início eles não vão saber ler, é claro, e quando bebês, nem reconhecer as letras, mas quando estiverem em contato com as letras, a leitura, e a escrita, vão lembrar do que viram desde pequeninas, reconhecer as letrinhas, e o processo de aprendizado se torna mais fácil.

E vocês mamães, já fazem alguma coisa para contribuir na alfabetização do seu filho, independente da idade que ele se encontra? Me conta aí, mande fotos, compartilhe =)

Na próxima semana farei um vídeo para mostrar mais detalhadamente cada item discutido acima. Acompanhem =)

 

Beijosss

Mamãe Tati

 

 

Anúncios
Posted by:mamaepresentee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s