Olá Mamães, tudo bem?

O que é a Sexta Feira Santa para vocês? E a Páscoa? Não estou aqui para defender ou criticar qualquer religião, mas nós, como pais, sempre temos algumas dúvidas sobre como ensinar realmente o que acreditamos aos nossos filhos! E eu, como boa Católica, não sou diferente! Sim, meus filhos ganham chocolate no dia de Páscoa, mas eles também sabem o que significa a Páscoa, os ovos, o chocolate. E vocês? Sabem? Como toda criança que adora uma pergunta, se seu filho lhe perguntar porque eles ganham chocolate se a Páscoa é a Celebração da Ressurreição de Jesus? E se eles perguntarem porque o coelho se ele não bota ovos? O que você falaria?

Pois eu sempre procuro falar tudo com a maior certeza possível. E as vezes surgem algumas dúvidas bobas né? Ai eu digo, “calma filho, deixa a mãe ver aqui e já te falo” rss.. e lá vamos nós recorrer ao velho amigo Google, rss.

E eu já encurtei o caminho para vocês, fui atras de todas estas perguntas e estou trazendo para você aqui no blog todas estas respostas.

Antes mesmo do cristianismo se tornar uma religião, o ovo era um presente bastante comum em diversas culturas, principalmente na chegada da primavera. Por este motivo, tentavam enfeitar o ovo com alguma gravura imitando uma planta, ou até mesmo, o cozimento deste ovo era feito com alguma erva impregnada com corante natural. Por conta disto, estes povos realizavam rituais de adoração a deusa da Primavera, Ostera. Esta deusa era representada através da figura dela observando um coelho, com um ovo em mãos. E a conjugação destes três símbolos, representada por mulher, coelho e ovo, reforçava o ideal da fertilidade.

Em 325 d.C., preocupados em aumentar o número de fiéis, os clérigos tentaram resgatar algumas tradições antigas, e colocar no ideário cristão. Desde então, surgiram os ovos enfeitados com pinturas de Jesus Cristo e Maria. Somente duzentos anos depois, os franceses tiveram a brilhante ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da história.

E estes dados foram retirados do site Brasil Escola.

Relacionado com a Ressurreição, como o ovo, ele nasce para uma nova vida.

Assim como antigamente a celebração era para o início da Primavera, assim é a representação da ressurreição de Jesus, com o fim do inverno da morte, e o início da luz do sol, representado por Jesus. Por isso é no domingo o dia da Páscoa, que é o Dia do Sol.

Junto com sua família, no dia da Páscoa, coloque uma roupa clara, representada pela luz do Sol, e reze o Salmo 22, que foi o Salmo falado por Jesus, nos momentos em que entregava seu espírito. Este Salmo representa limpeza, purificação.

Salmo 22
O Senhor é meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos,
Guia-me mansamente às águas tranquilas.
Refrigera minha alma.
Guia-me pelas veredas da justiça, por amor a Seu nome.
Ainda que eu andasse pela sombra da morte,
Não temeria mal nenhum,
Porque tu estás comigo.
A Tua vara e o Teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim,
Na presença dos meus inimigos.
Unge a minha cabeça com óleo,
O meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão
Todos os dias de minha vida:
E habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Agora me conte, como foi e está sendo a Celebração destes dias tão importantes para os cristãos? Não é Católico? Como é na sua Religião?

Aqui em casa nós vimos alguns vídeos para reforçar o significado da data, e desenhamos o que entendemos. E claro, também colorimos nossos ovos usando o papel crepom e recheamos com amendoim doce! Foi uma alegria só! =)20180330_1015311757846363.jpg

20180330_175126[1]

Vale a pena dar uma olhada nestes vídeos:

VÍDEO 1

VÍDEO 2

Um bom final de semana de Páscoa a todos.

Beijos da Mamãe Tati

Anúncios
Posted by:mamaepresentee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s