Olá Mamães, tudo bem?

Uma coisa é certa, uma criança é diferente da outra, seja ela autista ou não! Por isso não existe fórmula mágica para se trabalhar com uma criança, independente de sua condição.

Por isso, você não precisa ser especialista no assunto, para conseguir trabalhar com a criança. Basta conhecê-la.

Porém, para se trabalhar com uma criança com autismo, devemos usar menos som, menos fala, e mais linguagem visual, ilustrações, imagens. Alguns exemplos:

  • Rotina diária – Monte um mural com figuras que ilustrem o que ela fará naquele dia, claramente. Você pode ir tirando as figuras, ou riscando, conforme for executando cada atividade.
  • Mural de tarefas separadas por loca – Por exemplo, quando ela vai no banheiro, o passo a passo colado na parede, ilustrando que primeiro ela deve abaixar a calça, depois, sentar no vaso sanitário e fazer suas necessidades, depois limpar-se, vestir suas calças e por último lavar suas mãos. Pode parecer coisas básicas para nós. Mas para um autista pode parecer tudo muito confuso.
  • Rotulando coisas – Ajuda a criança a relacionar objeto e imagem, e a seguir instruções verbais.
  • Mural com o passo a passo para se acalmar: Escolher algum brinquedo que goste, que lhe acalme, escolher algum lugar confortável
  • Mural do que pode e do que não pode fazer.
  • Fazer uma caixinha com objetos sensoriais. Crianças autistas tem a necessidade destes estímulos, por isso é essencial dar uma pausa na rotina para suprir esta necessidade, e só depois voltar a atividade. Bolinhas, saquinhos com tinta dentro, bexigas com farinha e gãos, garrafinhas sensoriais (as chamadas “pote da calma”, onde você coloca varias bolinhas coloridas, gliter e afins. Esta semana vou fazer uma com vocês, fique de olho!).

Eles tem maior dificuldade com a fala e muitas vezes em segurar o próprio lápis, mas isto não quer dizer que não aprendem! Aprendem muitas vezes melhor que as demais crianças, com os estímulos certos, porém pela dificuldade na linguagem muitas vezes não são interpretadas! Na semana do autismo, estarei ensinando algumas atividades para vocês!

Fiquem de olho!

Você tem filho autista? conhece quem tenha? Qual sua maior dificuldade? Contra pra gente, e vamos juntos nos ajudar!

Vale a pena conferir o canal abaixo:

 

Somos todos diferentes, essa é a graça da coisa 😉

Boa semana e beijos da Mamãe Tati

Anúncios
Posted by:mamaepresentee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s