Boa tarde Mamães, tudo bem?

Depois do post em que ensinei a montar número grandes, onde disse que antes daquele jogo também dei uma breve aula sobre unidade, dezena e centena para meu menino, algumas pessoas vieram me pedir como que eu expliquei.

E realmente dei uma pincelada, e como tudo o que eu tento ensinar para ele, na forma de joguinho, ele não está dominando, mas entendeu bem rss, e se divertiu muito tentando ganhar o jogo hehe…

Como eu fiz?

Jogamos o jogo conhecido como NUNCA DEZ, e expliquei pra ele que todos os número “sozinhos” era UNIdades (ÚNIcos), fechando 10 UNIdades, teríamos a DEZena (DEZ), e cada 10 UNIdades, foramaria uma nova DEZena. e como ele já sabe que 10×10 dá 100, não foi difícil para ele entender que 10 DEZenas formaria uma CENtena (CEM), e a cada 10 DEZenas formaria uma nova CENtena.

E é isso, no jogo, ninguém podia ter 10 de nada, a cada dez unidades, teríamos que trocar por uma dezena, e a cada dez dezenas, teríamos que trocar por uma centena. Para não nos estendermos muito, acabamos finalizando o jogo quando fechamos a primeira centena. Agora como que foi o jogo, simples, pegamos um dado, e um de nós jogava, digamos que deu 5, então eu pegava 5 unidades (feijões), aí ele jogava, e quando fosse minha vez novamente, digamos que deu 6, pegava mais 6 unidades (feijões), como fechou 11, deixava apenas um feijão e os outros 10 trocava por um palitinho, e assim sucessivamente, até chegar no 100.

Simples, divertido, e com coisas que temos em casa. Nas Escolas podemos jogar este mesmo jogo com os alunos utilizando o próprio material dourado.

Ótimo dia e até a próxima!

Beijos da Mamãe Tati 😉

Anúncios
Posted by:mamaepresentee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s